MSR255 - Monitorização de condições ambientais


Bem-estar, saúde e performance são variáveis dependentes de uma boa qualidade ambiental dentro de edifícios. A monitorização e registo de dados com um datalogger auxiliam a que se atinja uma boa qualidade ambiental no interior de edifícios. Muitas vezes os utilizadores de escritórios amplos e abertos reclamam as oscilações de temperatura sentidas em resultado da climatização, e nem sempre a explicação por parte das equipas técnicas para tal acontecimento é possível.


A Carbotech AG (Suiça) é uma empresa de consultoria e apoio a empresas e organismos públicos na área ambiental, que levou a cabo um estudo para tentar descobrir o porquê das oscilações de temperatura em escritórios amplos e abertos. A Carbotech conduziu entrevistas com diferentes indivíduos que se queixavam sobre as alterações de temperatura e colocou alguns dataloggers MSR255 equipados com sensores de humidade e temperatura nos locais afetados, particularmente nos locais perto das saídas de ar e ao nível das secretárias (mobiliário). Os dados foram registados minuto a minuto e a causa das oscilações de temperatura foi descoberta rapidamente através de uma multitude de dados:


  • Os dados recolhidos sobre a temperatura nas saídas de ar mostraram grandes flutuações; a temperatura oscilou de 19ºC para 24ºC e depois voltou a 19ºC – em intervalos de 40 minutos.


Este fenómeno não foi detetado através de sensores de temperatura posicionados no teto ou mesmo através de médias de 30 minutos. As médias habituais pré-definidas de 30 minutos não conseguiram detetar o problema pois a temperatura estava estável nos intervalos observados. Não foi possível também detetar as grandes oscilações de temperatura devido à ação do mobiliário de escritório e das pessoas, assim como de outros objetos que permaneceram entre os sensores no teto e as saídas de ar no chão.


As sensações de oscilação de temperatura foram sentidas corretamente pelos utilizadores do escritório, como ficou provado com os dados registados através do datalogger MSR255. O controlador de aquecimento de ar do sistema de climatização estava defeituoso e consequentemente foi substituído – O problema foi resolvido com sucesso!


O display do datalogger MSR255 mostra o valor atual a ser registado de todos os canais de medição, assim como o estado da bateria, e outras informações do equipamento. Graças ao seu baixo consumo dos sensores assim como da memória, os dados podem ser registados e medidos em períodos de um ano.


A versão completa do MSR255 pode ser equipada com 4 sensores de alta velocidade e que podem opcionalmente estar inseridos dentro do invólucro ou exteriormente ligados através de cabos. Os sensores disponíveis medem e registam dados de temperatura, humidade relativa, pressão e luminosidade. A MSR disponibiliza também um sensor de sensibilidade para medição de aceleração em 3 eixos. O datalogger poderá também ser equipado com 4 saídas analógicas, que podem ser conectadas de forma arbitrária, e também uma saída configurável a alarme.





Sobre MSR

MSR é um dos líderes mundiais em dataloggers.

A atividade da MSR foi iniciada em 2006, na Suiça. As competências essenciais da empresa centram-se no desenvolvimento e comercialização de tecnologia para aplicações específicas em dataloggers, para uma ampla gama de utilizações.

O seu core business centra-se no desenvolvimento e comercialização de dataloggers em formato standard e também adaptados às aplicações especifícas de cada cliente. Além do desenvolvimento do seus produtos a MSR também fornece produtos eletrónicos e serviços de software para empresas nacionais e internacionais.

 





Empresa|Serviços|Notícias|Contactos
© Copyright 2017. ZEBEN, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS